Wednesday, August 6, 2008

NCAA Football 09 Review

Galera, comprei o jogo para Xbox 360, e tenho jogado quase incessantemente desde então. Pra quem está na dúvida, resolvi fazer esse post em forma de um "review", ou seja, um texto de análise do novo título da EA. Acabei escrevendo demais, se ficar com preguiça pule direto para o final. E não se esqueça de jogar o pick'em do Diario!

Review
A EA se dedicou bastante ao modo Dinasty para esta temporada. O layout das notícias está bem mais agradável. O menu continua basicamente o mesmo. O menu de pré-temporada está mais funcional, sendo que você não precisa fazer as atividades de pré-temporada em nenhuma ordem específica.
Uma bela novidade do Dinasty é a nova "quick call" no recrutamento. Se você não quer perder tempo telefonando para todos seus prospectos e "achar" o que deve dizer a ele, você pode selecionar este modo de ligação. Você seleciona quanto tempo quer que a ligação dure, e imediatamente já recebe o resultado da mesma: qual "pitch" foi utilizada, e qual foi a reação do prospecto.

Legal mesmo é a nova online Dinasty. Você agora pode converter sua dinastia e jogar online com amigos (ou não). Você joga contra pessoas reais e contra o CPU, quando no seu calendário há times não controlados por usuários.

O grande apelo do College Football é a atmosfera dos jogos. Nesse sentido, a EA trabalhou bem para tornar o jogo mais realista. Um dos aspectos decisivos nessa direção foi o aumento da real importância do "crowd noise" (barulho da torcida). Quando joga fora de casa, o QB pode se sentir sob pressão, o que faz com que as linhas das rotas e corridas não fiquem claras no campo ao tentar visualizá-las. Se o QB está nervoso e a pressão é muita, alguns dos botões que aparecem sobre a cabeça dos RBs e WRs se tornam pontos de interrogação. Ao lançar uma interceptação, o jogador se depara com o novo QB quiz: uma série de fotos da jogada anterior é mostrada, e o jogador deve selecionar dentre três qual foi a jogada utilizada pela defesa. Se você acerta o desafio, o QB fica mais tranquilo. Se você erra, o QB fica mais nervoso, e os efeitos do "corwd noise" ficam maiores. Os efeitos do barulho também levam jogadores de linha e outros a cometer erros também.

Outra novidade interessante é o "ice the kicker". Quando o adversário está prestes a bater um field goal, e você pede um timeout, você literalmente congela o kicker. Na tela onde aparecem os dados do vento, força e direção do chute, aparece uma crosta de gelo, que impede o jogador de ter uma real precisão do seu chute. O timeout agora também serve, além de gelar o kicker, para dar orientações aos jogadores, como proteger a bola, ficar livre, etc.

Uma grande evolução está na animação e jogabilidade. Em primeiro lugar, os movimentos dos jogadores estão mais realistas: movimentos de corpo, perna, animação mais bem feita. Em segundo, você agora tem mais liberdade nos movimentos de "juke", "spin", etc. Não fica mais preso na animação. Os jogadores também correm com os pés juntos quando próximos das laterais do campo. Por outro lado, algumas vezes você acaba indo para trás num desses movimentos, e acaba perdendo jardas.

Foram modificadas as celebrações, e agora você pode correr com o jogador após o TD, e fazer uma comemoração com o mascote. Também há a opção de fazer uma comemoração específica do time com que está jogando. Apesar de divertido, esse aspecto não é realista, já que em muitas dessas comemorações os jogadores certamente seriam punidos por "unsportsmanlike conduct" (conduta antidesportiva). Você também pode deixar a comemoração por conta das cheerleaders, o que ajuda na composição do espírito de universidade.

Na defesa não foram feitas grandes modificações. A mecânica dos tackles foi melhorada, o que era de se esperar com o conjunto de melhoras gráficas e de animação. O "gang tackle" está muito bom, e proporciona "hits" fantásticos. Mais atnção foi dada aos passes defletidos. Agora, uma bola que parece que vai resultar em um passe incompleto, após ser desviada, pode muito bem cair na mão de algum jogador de qualquer um dos lados. O problema com excesso de turnovers que havia no 08 também foi resolvido.

Uma inovação muito bacana é o sistema de música. Você pode selecionar as músicas que quiser para ouvir após eventos como TD, field goal e conversões de 2 pontos. Não é mais obrigado a ouvir as muitas vezes enjoativas músicas das escolas.

Um modo de jogo novo foi introduzido: o Mascot Mashup. Ao invés de jogadores, quem entra no campo são os mascotes das escolas. Depois de um tempo fica cansativo, mas é bem divertido ver um tackle aparentemente certeiro falhar porque o mascote deu um salto mortal por cima do adversário.

Nos mini-games foram introduzidos o "bowling" (boliche) e o horse (uma espécie de forca). No bowling, seu time se posiciona a 10 jardas da endzone, e se você faz um TD é um strike. Caso contrário, você tem duas oportunidades para chegar à endzone e garantir um "spare". Depois sua defesa entra em campo para impedir o adversário de fazer o mesmo. O horse consiste numa disputa de field goals. Você posiciona a bola onde quiser, e seleciona direção e velocidade do vento. Após seu chute, o adversário tenta da mesma distância. Cada chute errado a equipe ganha uma letra da palavra HORSE, e quando completa a palavra perde. Eu achei os dois bem divertidos, pra quando você quer jogar e não tem tempo para uma partida completa.

A grande decepção foi o Campus Legend. A EA não mostrou nenhum esforço para melhorar esse modo de jogo. As atividades da noite agora se resumem em 4 opções: estudar, malhar, estudar o playbook e visitar o trainer. As atividades que ajudavam a compor a atmosfera de um verdadeiro campus universitário, como ajudar seu colega a se mudar, ou ir a um cinema com os amigos foram excluídas. Além disso, os defeitos dos jogadores que não são controlados pelo usuário continuam grandes: jogadores correm pra fora do campo antes de receber a bola, RBs fazem giros desnecessários e têm pouca visão de jogo. A narração e comentários do trio Brad Nessler, Kirk Herbstreit e Lee Corso foi retirada desta modalidade, o que em parte é bom, porque dá um ambiente mais realista ao jogador dentro do campo. Mas dá saudades dos comentários deles sobre seu "Legend". O layout das notícias é o mesmo do Dinasty. E agora você também quebra recordes da NCAA com seu jogador, mas os recordes da NCAA disponíveis para tal são poucos.

Comentários finais:
No geral, o jogo traz várias novidades, e apresenta uma melhora notável! Jogabilidade e gráficos melhores que ano passado, dinastia melhorada, e o bônus da dinasty online. Mas o campus legend deixa a desejar.

Nota: 8,7

3 comments:

Marcio Oliveira said...

Eh Julio, estou tentando comprar lá naquela loja que voce me falou... Eles não tem em estoque, mas já encomendaram. Acho que semana que vem já está na mão!

Julio Queiroz said...

Doido, Marcião!! Tenho certeza que você vai viciar igual eu viciei!! heheh

Anonymous said...

No mundo dos pobres, digo, no PS2, o jogo continua basicamente a mesma coisa que a versão de 2008. Os gráficos são bem fraquinhos em comparação ao XBOX, maaaaaaaaas, é divertidíssimo.


Designer Ricardo Galache