Tuesday, August 21, 2007

Alguns Fatos Históricos

O Futebol Americano moderno teve sua origem em vários esportes, todos conhecidos como “futebol” jogados nas escolas públicas da Inglaterra no início do século 19. Nos 1840s estudantes da “Rugby School” na Inglaterra estavam jogando um jogo em que os jogadores podiam pegar a bola com a mão e correr com ela, um esporte depois chamado de Rugby Union(ou rugby). O jogo foi levado ao Canadá por soldados britânicos estacionados no pais e começaram a ser jogados nas universidades canadenses.

O primeiro jogo ente times representando universidades americanas foi jogado obedecendo regras similares as regras de 1863 da English Football Association, a base da forma moderna do nosso futebol. O jogo entre Rutgers College (agora Rutgers University) e o College of New Jersey (agora Princeton University), aconteceu no dia 6 de novembro de 1869 no College Field (agora o College Avenue Gymnasium na Universidade de Rutgers) em New Brunswick, New Jersey. Rutgers ganhou por 6 corridas a 4.

Outras universidades seguiram o exemplo e por um espaço de tempo, o nosso futebol era o esporte jogado nas universidades americanas. Rutgers e Princeton, Columbia e Yale se reuniram no dia 18 de outubro de 1873 para estabelecerem as regras que regiriam o esporte.

A experiência americana com jogos “rugby-style” começou em 1874 em in Cambridg, Massachusetts, num encontro entre Harvard University e McGill University de Montreal. O time de McGill jogava “rugby-style” enquanto Harvard estava isolada das outras universidades, pois jogava com regras que permitiam o uso das mãos no jogo. Os times concentiram em jogar com regras mistas. Logo depois os estudantes de Harvard começaram a jogar com regras de rugby.

Walter Camp, considerado o “Pai do Futebol Americano”, foi o responsável pela mudança do jogo de uma variação do rugby para um esporte diferente. Camp foi responsável pela forma pioneira de Scrimmage, a maior parte do sistema de pontuação, os times de 11 homens, e a formação original do ataque, com sete homens na linha e quatro no “backfield”. Camp também foi responsável pela popularização do esporte, escrevendo artigos em publicações como Collier's Weekly e Harper's Weekly, e ele escolheu o primeiro College Football All-America Team.

O College football aumentou sua popularidade no final do séc. 19 mas também se tornou mais violento. Em 1906, o presidente Theodore Roosevelt ameaçou banir o esporte apos uma série de mortes de jogadores devido a contusões. A resposta a isso foi a formação do que se tornou a National Collegiate Athletic Association (NCAA), que normatisou as regras. Uma das regras que foram inclusas foi a adoção do passe para frente.

Mesmo o college football sendo uma grande fonte de receita para as universidades, os atletas não são pagos. Apenas recebem bolsas de estudo (max. 85 por time), mas podem trabalhar fora do período de aulas. Com isso a NCAA espera encorajar os estudantes a usar sua experiência na universidade a aprenderem a ser independentes depois da colação.

Temporada

A temporada regular da NCAA começa normalmente no final de Agosto antes da temporada da NFL e termina no inicio de Dezembro com o tradicional jogo entre Army x Navy e outras finais de conferencias no mesmo fim de semana.

O comprimento das temporadas aumentou com o passar do tempo. Na primavera de 2005 a NCAA permitiu que times disputassem 12 jogos por temporada regular a partir da temporada de 2006.

A Pós Temporada é composta de uma série de Bowls que apresentam os melhores times universitários, normalmente são dois times na mesma colocação de conferencias diferentes, mas alguns apresentam times bem ranqueados de uma conferencia inferior contra times mau ranqueados de uma conferencia de mais prestigio. A Div. I-A é o único esporte da NCAA em que o campeão não é decidido por um play-off. No passado, campeões não oficiais eram determinados por vários polls como o AP Poll, Coaches Poll, e o United Press International Poll. Esse sistema era problemático, pois, normalmente dois polls nomeavam campeões diferentes. Desde 1998 o campeão tem sido determinado pela fórmula do Bowl Championship Series (BCS).

A temporada se encerra com uma série de “all-star” bowls em Janeiro como o East-West Shrine Game, o Hula Bowl, e o Senior Bowl.

1 comment:

Tiago Wakabayashi said...

Deu pra entender um pouco mais da origem do esporte. Obrigado Diário NCAA.


Designer Ricardo Galache