Tuesday, May 13, 2008

Playoffs na BCS - Contraponto

Só para constar aqui um argumento contrário aos playoffs, há um artigo muito valioso na Sports Illustrated, do Stewart Mandell. Ele concorda com o plus-one, ou seja, um "playoff" de quatro times. Mas acha que qualquer coisa mais que isso seria ruim para o futebol universitário.

Depois que eu li os argumentos dele, eu acabei concordando. Com base nos outros esportes universitários você consegue ver que ninguém começa a prestar atenção nos jogos até que os playoffs se aproximem. No futebol, os estádios ficam cheios, e as tv's todas ligadas, em todas as semanas da temporada regular. Parei pra pensar no hockey, esporte que também tento acompanhar o máximo que posso, e que gosto bastante. Percebi que eu mesmo só começo a ver jogos, ou ler sobre eles, quando está perto da pós-temporada. Esse ano só acompanhei de verdade o final-four, mesmo porque Notre Dame estava no meio.

Quando os comissários rejeitam a idéia do plus-one, eles estão primeiramente prezando pela temporada regular. Eu ainda sou favorável aos playoffs como forma de decisão de campeões no esporte universitário, para evitar as disparidades que verificamos ano após ano. Mas a preocupação dos comissários é válida. Eles acreditam que as semi-finais poderiam abrir precedente para a posterior criação de playoffs com 8 ou 16 times, o que, de fato, desvalorizaria a temporada regular. Não acho que o plus-one faria isso, pois com apenas 4 times se classificando, ainda fica bem apertado, e você tem que caprichar na campanha.

Fica registrado aí, então, porque o último post acabou sendo mais radical do que eu gostaria.

Aproveitando, esse ano teremos USC x Ohio State. Eu aposto minhas fichas em USC, e não acho que vai ser tão apertado.

No comments:


Designer Ricardo Galache