Tuesday, October 16, 2007

No Gold, all blues

Notre Dame enfrenta nessa temporada o pior início de sua gloriosa história. Com a mais recente derrota para os rivais de Boston College, no jogo conhecido como Holy War (pelo fato de serem duas escolas católicas), o recorde dos Fighting Irish está em 1-6.

O treinador Charlie Weis, que teve boas campanhas em 2005 (seu ano de início no comando), com 9-3, e em 2006 com 10 vitórias, perdendo apenas para Michigan e USC, está passando por uma grande turbulência. O primeiro contratempo da temporada foi a saída do quarterback Demetrius Jones, que se transferiu para Cincinnati, depois de perder a titularidade. O também QB Zach Frazer já havia deixado ND para Connecticut, quando foi colocado como 4º QB do time.

Como se não bastasse, essa semana, mais um jogador deixou a faculdade. Matt Carufel, guard direito do time faltou o treino e não estava no último jogo. Depois de conversar com o treinador ao telefone, informou que estava deixando o time e a universidade.

A universidade “gold and blue” tem a segunda melhor porcentagem de vitórias da história da NCAA (.744), perdendo apenas para os .745 de Michigan. Já passaram por Notre Dame 7 ganhadores do Heisman, e 9 ex-jogadores da faculdade estão no Hall da Fama da NFL. Apesar da lista de honras e recordes da escola na NCAA, que se estende por inúmeros quesitos, há 9 temporadas consecutivas não ganha um jogo de pós-temporada. No último ano perderam o Sugar Bowl para LSU, por 41-14.

A péssima fase que atravessa o tradicional time coincide com a saída de Brady Quinn, quarterback titular desde 2005. Depois da saída do recordista de Notre Dame para os “pros” (Cleveland Browns), o treinador Weis está considerando usar o terceiro QB a começar uma partida. Com o “rivalry game” contra #13 USC por vir, Weis considera trocar o calouro Jimmy Clausen, que começou os últimos 5 jogos, pelo terceiro-anista Evan Sharpley, que entrou no segundo tempo dos últimos dois jogos, e conseguiu subir o placar, e até aproximar os Irish de Purdue e Boston College, respectivamente. Weis também disse que Clausen poderia se beneficiar assistindo o jogo das “sidelines”. O treinador ainda não tomou sua decisão, e o tight end John Carlson afirmou que acredita nas capacidades de ambos. A escolha será feita na quinta-feira. O jogo contra USC é no sábado.



*O título em inglês faz referância às cores do time, dourado e azul, e aos significados de "gold" e "blues", respectivamente "ouro" e "tristeza".

2 comments:

Anonymous said...

Tem algum brasileiro com boas perspectivas na liga???

Julio Queiroz said...

N a divisão 1-A, que é a principal, que eu saiba não.


Designer Ricardo Galache