Friday, October 19, 2007

USC @ Notre Dame

Amanhã, às 3:30 pm, horário de Indiana (18:30, Brasília), terá lugar em South Bend uma das maiores rivalidades do College Football.

Os #13 USC Trojans irão ao Notre Dame Stadium enfrentar os Fighting Irish.


Nenhuma das duas equipes passa por seu melhor momento. Notre Dame está com um recorde de 1-6, e com problemas de abandonos de jogadores e dúvidas na posição de quarterback (vide post anterior, No Gold, all blues). E os Trojans, que começaram o ano ranqueados em 1º lugar, estão em 13º após exibições pouco convicentes no início da temporada, incluindo uma derrota para a limitada Stanford, e passam por sérios problemas de lesões. Estão agora em 3º na Pac-10, com 5-1.


Entretanto, o último confronto em Notre Dame foi um clássico, um jogo ganho no último minuto com um scramble do QB de USC, na época, Matt Leinart. Desta vez, o QB John David Booty, um dos candidatos ao Heisman desse ano, está com o dedo do meio de sua mão direita (a mão que lança) quebrado, e não deverá jogar. Southern California está dizimada por lesões, e está longe de ter aquele ataque explosivo da época. A última vitória, 20-13 contra Arizona, foi muito mais apertada do que se esperava, e os Trojans não fizeram uma exibição impressionante.


O QB titular dos Trojans deve ser Mark Sanchez. No último treino, apesar de ter dividido snaps com Booty, o segundo apenas fez hand-offs na sua vez, não lançando a bola. USC, porém, ainda tem espranças de ter Booty contra Notre Dame, que começará o QB Evan Sharpley.


USC e Notre Dame já jogaram 78 vezes, anualmente desde 1926 (com uma pausa entre 1943 a 45). Notre Dame lidera com 42 vitórias, contra 31 de USC. Foram 5 empates.


O ganhador do jogo tem direito ao troféu Jewelled Shillelagh, um bastão de guerra enfeitado com esmeraldas. A rivalidade se aprofunda na medida em que ambos os programas sempre foram muito tradicionais e sempre tiveram bons times historicamente, proporcionando jogos memoráveis.


USC e Notre Dame estão empatados no número de jogadores que já ganharam o Heisman, 7 jogadores de cada. Mais recentemente, os jogadores mais famosos a ganhar o Heisman são: Reggie Bush (USC), Matt Leinart (USC). O último ganhador de Notre Dame data de 1987, e é Tim Brown, à época WR dos Fighting Irish.


Também se destacam as escolas em termos de jogadores que enviam à NFL. Os mais famosos recentemente são os já citados ex-USC, Matt Leinart (QB do Arizona Cardinals) e Reggie Bush (RB do New Orleans Saints); e o recém-draftado Brady Quinn, ex-ND, atualmente QB em Cleveland, pelos Browns.


O jogo poderá ser acompanhado pelo sopcast no link: USC @ Notre Dame


Apesar de nenhuma das equipes estar jogando bem, será um jogo interessante pela rivalidade histórica. Será também um bom momento de avaliar as reais capacidades de cada time. Vale a pena.

No comments:


Designer Ricardo Galache